FAQ


Perguntas e Respostas Sobre o Japão

Para aqueles que estão viajando para o Japão pela primeira vez.

Para objetos de uso pessoal ou embarcados em outro frete (somente para produtos com intenção de importar dentro de 6 meses da entrada ou saída do país), alguns produtos são isentos de taxação, de acordo com critérios de volumes abaixo. (se houver objetos trazidos consigo e outro frete, vale a soma dos dois)

Artigo Quantidade Observação
Bebidas alcóolicas 3 garrafas Volume unitário 760 ml
Cigarros 400 unidades 500 gramas é o limite permitido para o visitante que estiver trazendo mais de um tipo de artigos de fumo
Charutos 100 unidades
Outros 500g
Perfumes 2oz 1 oz equivale a 28 cc (exclui-se colônias e águas de cheiro)
Outros objetos 200.000 ienes (em valores) O valor total no mercado internacional de todos os artigos acima deve ser menor que 200.000 yen. Se cada item valer menos que 10.000 yen no valor de mercado internacional, este será isento de taxas e/ou impostos e não será incluso no cálculo do valor total de todos os artigos de acordo com o mercado internacional.
Não haverá isenção para o artigo ou jogos de artigos que possuem um valor de mercado internacional acima de 200.000 yen.
Como o índice de criminalidade no Japão é muito baixo, pode se andar com dinheiro vivo sem problemas. Os principais cartões de crédito também podem ser utilizados sem problemas pois estes estão amplamente difundidos pelo país. Em relação aos cheques de viagem, recomendamos usar aqueles em iene japonês ou dólar americano.
A maioria das lojas ou restaurantes pelo Japão aceitam os cartões como VISA, Mastercard ou American Express. Porém, atente para pequenas lojas que podem não aceitar cartões de créditos. Todos os postos de correio (cerca de 21.000 postos) que possuem caixas eletrônicos aceitam serviços de saque para cartões de crédito como o American Express, VISA, Diners e MasterCard. (Serviço ATM Internacional).
Com exceção de alguns tipos de telefones celulares especiais (por exemplo via satélite), a maioria dos telefones não funcionam pois o sistema de telefonia celular do Japão difere do de outros países.
Apesar da imagem cara que o Japão tem no exterior, não é bem assim. Você pode fazer um bom plano de viagem dentro do seu orçamento pois se têm várias opções de alimentação, estadia, meios de transporte.

Perguntas e Respostas Referentes ao Turismo

Apresentamos as perguntas mais frequentes e respostas equivalentes.

Os lugares mais visitados por turistas estrangeiros são Tokyo e suas circunvizinhanças como Nikko e Hakone. Kyoto e Nara, as antigas capitais, são também bem famosas. Se tiver maior disponibilidade de tempo sugerimos visitar Takayama, Kanazawa, Iseshima, Hiroshima, etc. Também em Hokkaido, Tohoku, Shikoku e Kyushu há cidades bastante interessantes.
No Japão há várias festividades o ano inteiro. Nas cidades onde ocorrerão os jogos também estão programados vários eventos, desfiles, intercâmbio cultural para recepcionar os visitantes.

Perguntas e Respostas Sobre Acomodação

Responderemos às perguntas básicas como dicas de viagem, procedimentos para reservas em hotéis e ryokans.

No Japão existem inúmeros tipos de hospedagem de acordo com os gostos e orçamentos disponíveis. Para instalações no estilo ocidental há hotéis de luxo, hotéis business, pensões; para quem procura o estilo oriental há ryokans e minshukus (pensões orientais). Para turistas que querem hospedar a baixo custo, há o Japanese Inn Group e albergues da juventude.
Para quem for fazer reservas, há opções de:
(1) Solicitar via agências de viagem,
(2) Entrar em contato direto com o hotel desejado.
Ultimamente muitos hotéis adotam o sistema de reserva online em sua home page.

Perguntas e Respostas Referentes ao Trânsito

Responderemos às perguntas básicas sobre os meios de transporte dentro do Japão.

Há os meios de transporte principais como o Narita Express JR, ônibus limusine e Linha Keisei.
O Narita Express JR chega na estação de JR Tokyo que fica no centro de Tokyo em 60 minutos.
Caso for utilizar o trem expresso normal, gasta-se 80 minutos.
O ônibus limusine percorre as principais estações ferroviárias e os principais hotéis e o preço da passagem somente de ida ou de volta é de aproximadamente 3.000 ienes. O tempo percorrido varia de acordo com as condições do trânsito mas varia de 60 a 90 minutos.
O trem expresso (SKYLINER) da linha Keisei percorre de Narita ao bairro suburbano de Ueno em Tokyo em 60 minutos. Caso for utilizar o trem expresso normal, gasta-se 75 minutos.
Pode-se escolher vários meios, de acordo com o orçamento e tempo disponível mas recomendamos o trem super expresso ou o ônibus limusine que não necessitam de transferência. Saem cerca de 3 a 5 ônibus limusine por hora, com percurso de cerca de 80min. A cada hora saem de 1 a 2 trens super expresso da Linha Keisei (110 minutos de viagem).
Os principais meios de transporte são o Super Expresso "Haruka" da Linha JR, o Super Expresso RAPIT da Linha Nankai e o ônibus limusine. O "Haruka" vai até a estação JR de Shin-Osaka no centro de Osaka em 45 minutos. Se for utilizar o "RAPIT", você chegará a Namba, o centro de entretenimento de Osaka em 30 minutos. Caso for utilizar o trem expresso normal, gasta-se 40 minutos. O ônibus limusine percorre as principais estações ferroviárias e principais hotéis. O tempo percorrido varia de acordo com as condições do trânsito mas fica em torno de 60 minutos.
Infelizmente atualmente não se recebem reservas ou pedidos de compra do exterior. Porém a partir da primavera do ano 2002 a home page da JR East Japan em inglês (uma parte das informações estará disponível em francês, alemão, chinês, coreano e espanhol) passará a aceitar reservas antecipadas do Narita Express (trem super expresso que liga o Novo Aeroporto Internacional de Tokyo ao centro da cidade) , e do trem bala Shinkansen das Linhas Tokaido e Sanyo.
O voucher do Japan Rail Pass pode ser adquiridos em agências internacionais do JTB Internacional, Japan Travel, Kinki Nippon Tourist, Tokyu Kanko, agências representantes do país de origem ou agências da JAL.
Pode ser utilizado sim. Com exceção do trem "Nozomi" das linhas Tokaido e Sanyo.
Se for utilizar o Shinkansen "Hikari" pode-se chegar em Kyoto em 2 horas e meia e em Osaka em aproximadamente 3 horas. Caso for utilizar o Shinkansen "Nozomi", este chega 15 minutos mais rápido que o "Hikari" em Kyoto e 30 minutos mais rápido em Osaka.
Para dirigir um automóvel no Japão, é necessário algum dos seguintes documentos:
1) Carteira de motorista japonesa;
2) Carteira de motorista internacional do tratado de Genebra (feito em 1949) onde fazem parte 90 países;
3) Carteira de motorista da Suíça, Alemanha ou França (sob algumas condições que devem ser verificados no país de origem).

A validade dessas carteiras é de 1 ano após a entrada no país.



JNTO - Organização Nacional do Turismo Japonês Facebook JNTO    Twitter JNTO    Youtube JNTO